Conheça a BeagleBone Green

Recentemente recebemos da FilipeFlop a BeagleBone Green.

A BeagleBone Green, ou BBG para os mais íntimos, é produzida pela SeeedStudio e é baseada no hardware da BeagleBone Black. As maiores diferenças são a adição de dois conectores Grove e a remoção do HDMI on-board. Apesar de não possuir HDMI, é possível utilizar uma placa de expansão para obter esta funcionalidade.

A BBG é poderosa, ela vem com processador AM335x 1GHz ARM© Cortex-A8, memória de 512MB DDR3, 4GB eMMC de armazenamento interno (isso mesmo, não é necessário SD) e aceleração gráfica 3D.

Na imagem abaixo é possível observar um pouco melhor os itens que compõem a BBG.


BeagleBone Green Hardware

Clique na imagem para ampliar

Review

Eu particularmente achei a BBG sensacional. Pois foi literalmente plug and play, bastou conecta-la no USB e sair usando. Se você acessar 192.168.7.2 será possível ler um mini tutorial de como começar a brincar com a BBG. Caso queira sair programando de cara, basta acessar 192.168.7.2:3000 para iniciar o Cloud9 IDE.

Abaixo, um humilde exemplo, para demonstrar como é simples piscar um LED.


Para finalizar eu gostaria de dizer que o micro cabo USB que acompanha a placa, é praticamente inútil de tão curto, porém, isso é o de menos. Em relação ao acabamento da placa, só posso dizer que é impecável. Comparado com outras placas que já comprei (BPi, RPi, Arduino, etc.), achei a BGG com um acabamento superior a todas demais.

BeagleBone Green Board

Se você gostou assim como eu, você pode encontrar a BBG na FilipeFlop, primeira empresa a distribuir esta placa no Brasil.

Continue acompanhando o nosso blog, assim que possível, mostrarei mais alguns exemplos com a BBG. 🙂