elementary

Conheça o Elementary OS

Estando no beta 2, o Elementary Freya tem tudo para substituir a última versão desta distro, chamada de Luna, e surpreender ainda mais no quesito design e rapidez.

O que é Elementary?

Elementary OS é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu, com foco em rapidez, design e simplicidade.

  • Sua primeira release “Jupter” foi lançada em março de 2011, baseada no Ubuntu 10.10.
  • A segunda versão “Luna” foi lançada em Agosto de 2013 baseada no Ubuntu 12.04.
  • A terceira versão “Freya” está ainda em desenvolvimento e sem previsão de lançamento oficial, é baseada no Ubuntu 14.04.
  • A quarta versão “Loki” ainda está longe de ser lançada, porém já podemos ver algumas novidades aqui.

Filosofia

User Interface
O Elementary OS veio para suprir as necessidades de pessoas que querem ao mesmo tempo as funcionalidades do Ubuntu e um design mais apurado. Muitas vezes confundido com o OS X, o Elementary traz um design bastante minimalista, colocando a aparência como cartão de visita da distro. Vale notar que todos os guidelines podem ser vistos aqui.

Desenvolvimento

Hoje existem diversos desenvolvedores que contribuem para a estabilidade e desenvolvimento da distro. Para quem é desenvolvedor, e deseja contribuir, pode verificar o Launchpad do projeto.

A distro tem várias ramificações de desenvolvimento que qualquer um pode contribuir, seja a versão estável, teste, tweaks, tradução, bugs e etc. Há inclusive um tutorial especifico para cada ramo que se possa contribuir na distro, confira acessando aqui.

Apps

A distribuição conta com o Pantheon, ambiente gráfico desenvolvido especialmente para o Elementary e vários outros aplicativos como: Wingpanel, Slingshot, Plank, Switchboard, Midori, Geary, Noise.

apps-elementary

Nossa opinião

Assim como todas as distribuições Linux, o Elementary também conta com seus prós e contras, listaremos algumas.

Prós

  • Interface minimalista. Rico em design o torna uma boa pedida pra quem gosta da aparência do sistema.
  • Completamente personalizável. É muito fácil encontrar temas e ícones, inclusive já conta com uma ferramenta própria de personalização, confira aqui.
  • Compatível com praticamente todos os programas Ubuntu.
  • Sistema bastante estável e fluido.

Contras

  • Área de trabalho sem ícones. Prevendo uma certa bagunça na área de trabalho o que comprometeria a aparência do sistema, por padrão não é possível colocar arquivos e pastas na área de trabalho. Claro que há como modificar, existe inclusive um artigo que conta o passo a passo para essa modificação, você pode verificar aqui.
  • Falta de um gerenciador de sistema. Infelizmente no Elementary não consta nenhum programa para gerenciamento de memória, disco, consumo de banda ou visualização de processos. O que pode deixar usuários na mão quando for preciso alguma mudança.
  • Não consta nenhuma usite de aplicativos para edição de arquivos. Contendo apenas o Scratch para edição de textos comuns, o Elementary não implementa por padrão programas para edição de documentos Word, Excel e PowerPoint. Deixando a cargo do usuário baixar e instalar suas próprias soluções para a função.

Comentários finais

O Elementary pode ser um ótimo sistema pra quem quer fluidez e velocidade, deixando a cargo do usuário a instalação da maioria dos aplicativos fundamentais para o uso. Não é de longe um sistema robusto, mas apostando na simplicidade é sem dúvida um sistema limpo, feito por designers e perfeccionistas em interfaces.

Se você se identificou com o que foi mostrado aqui, vale a pena baixar e instalar a distro. Baixe a versão Luna ou Freya.