revista-espiritolivre

Lançado a 70º edição da Revista Espírito Livre

Vitória recebeu a oitava edição do Fórum Espírito Livre, ocorrido de 12 a 15 de novembro durante a 11º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento aconteceu nas instalações na Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Participaram do evento diversos palestrantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, além de vários parceiros e colaboradores locais, possibilitando uma excelente troca de experiências, em um cenário bastante propício para tais debates.

Ricardo Ogliari, mostrou aos participantes as vantagens da Internet das Coisas, demonstrando diversos projetos que podem ser desenvolvidos para esta nova tecnologia usando o já popular Android. Ogliari também relatou o atual cenário de desenvolvimento de aplicativos no Brasil, permitindo dar panorama geral da área.

Henrique Andrade apresentou um de seus projetos, o Gaivota, uma rede colaborativa de dados climáticos, que tem por objetivo universalizar o acesso a dados climáticos para toda população, permitindo que qualquer pessoa possa montar sua própria estação meteorológica e estudar informações obtidas por estações de terceiros. O projeto faz uso das filosofias do software livre, hardware livre, licenças livres e de dados abertos. Henrique também falou sobre a Wikipédia e como cidadãos comuns podem ajudar este importante projeto internacional.

Mikael Hadler falou sobre o Code Club, um projeto que nasceu na Inglaterra e que é focado em ensinar para crianças de 10 e 11 anos estruturas lógicas de resolução de problemas e tomada de decisões, utilizando como instrumento linguagens de programação. Mikael também apresentou aos participantes as peculiaridades e recursos do Raspberry Pi, um computador que cabe na palma da mão.

Assim como nas edições anteriores, o Fórum Espírito Livre permitiu que participantes estivessem em contato com o que há de novo no mundo da tecnologia livre e aberta.

Confira a edição 70º

A Iniciativa Espírito Livre, proposta idealizada por João Fernando C. Jr., que reúne colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresários, funcionários públicos e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes socioculturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto deste 2009.

Conheça o site da Revista Espírito Livre