Lançamentos Novatec: Sass e Compass e Docker

Capa_Sass+Compass Maujor_2016_03_17.indd

Fundamentos de Sass e Compass
Título é indicado para estudantes, designers e desenvolvedores que querem aprender os conceitos fundamentais de Sass e Compass

Estudantes, designers e desenvolvedores com conhecimento intermediário de CSS e HTML têm agora um material introdutório para iniciarem seus estudos de Sass e Compass. Se você trabalha com CSS em projetos de pequeno porte pode desenvolver CSS de forma romântica e à unha, mas se o seu objetivo é desenvolver projetos maiores é fundamental utilizar estas ferramentas para projetar CSS

O novo livro do Maujor, Fundamentos de Sass e Compass, ensina a criar folhas de estilo CSS com Sass, o mais consagrado pré-processador CSS, que permite escrever Cascading Style Sheets usando sua sintaxe tradicional acrescida de funcionalidades típicas de linguagens de programação, como condicionais, loops, variáveis, funções, mixins e includes, ausentes na linguagem CSS nativa.

O leitor também conhecerá os fundamentos de Compass, que adiciona funcionalidades extras a Sass, e aprenderá a utilizá-los para criar folhas de estilo reduzidas, de carregamento rápido e bem organizadas.

Sobre o autor

Maurício Samy Silva é graduado em Engenharia Civil pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). É um obstinado divulgador dos Padrões Web e desenvolve o site do Maujor (maujor.com) e o Blog do Maujor (maujor.com/blog). Maujor, como é conhecido na Internet, escreve para revistas de desenvolvimento web, é palestrante em eventos de TI e consagrado autor de livros. Para conhecer as suas obras, visite o site www.livrosdomaujor.com.br.

Capa_DockerWelligton_2015_03_15.indd

Aprendendo Docker
Conteúdo vai do básico à orquestração de contêineres

Contêineres Linux não são uma ferramenta nova, mas o Docker está revolucionando a maneira como preparamos ambientes para trabalhar. Com o mote “construir, transportar e executar qualquer aplicação em qualquer lugar”, o Docker oferece ferramentas que permitem criar, gerenciar, escalar e compartilhar sistemas baseados em hosts Linux – e o melhor: economizando recursos de máquina se comparado à virtualização tradicional baseada em hypervisors.

O livro Aprendendo Docker explica como funcionam os contêineres Linux e  como tirar melhor proveito de todo o poder do Docker e suas ferramentas. Começando pelo básico, o conteúdo possui tópicos sobre como criar, iniciar e gravar alterações e automatizar construção de contêineres lhe darão subsídios para decidir como montar os ambientes de suas aplicações. Os tópicos sobre orquestração de contêineres proporcionarão o conhecimento sobre as ferramentas Compose, Machine e Swarm e possibilitarão planejar a utilização do Docker em produção.

Alguns dos conteúdos abordados:

  • Visão geral do Docker, contêineres e diferenças para a virtualização tradicional com hypervisors.
  • Diferentes tipos de instalação.
  • Comandos e fluxo de trabalho para gerenciamento de contêineres e imagens.
  • Comunicação entre contêineres, volumes, redes, portas e rotas.
  • Escalabilidade horizontal facilitada.
  • Contêineres que rodam em hosts diferentes, inclusive em provedores de serviços de cloud.

Sobre o autor

Wellington Figueira da Silva é técnico em Telecomunicações e diplomado pelo Instituto Senai. Atualmente cursa Sistema de Informação na Universidade de São Paulo. Trabalha com TI desde 2000 e é usuário e fã de Linux desde 2004. Com certificação ZCE PHP 5.3, foi programador em empresas como Telefônica, Sciere e Dafiti, e atualmente é DevOps na Global Fashion Group. Contribui em fóruns, blogs e palestras e tem procurado evangelizar uma metodologia de desenvolvimento moderna baseada na 12 factor app 12factor.net e no manifesto reativo reactivemanifesto.org.