expressoes-regulares-capa

Novatec lança 5ª Edição do livro “Expressões Regulares – Uma abordagem divertida”

Você procura uma sigla em um texto longo, mas não lembra direito quais eram as letras. Só lembra que era uma sigla de quatro letras. Simples, procure por [A-Z]{4}.

Revisando aquela tese de mestrado, você percebe que digitou errado o nome daquele pesquisador alemão famoso. E foram várias vezes. Escreveu Miller, Mueller e Müler, quando na verdade era Müller. Que tal corrigir todos de uma vez? Fácil, use a expressão M(i|ue|ü)ll?er.

Que tal encontrar todas as palavras repetidas repetidas em seu texto? Ou garantir que há um espaço em branco após todas as vírgulas e os pontos finais?

Se você é programador, seria bom validar dados em um único passo, não? Endereço de e-mail, número IP, telefone, data, CEP, CPF… Chega de percorrer vetores e fazer checagens “na mão”.

Expressões Regulares são muito úteis em programação, na edição e revisão de textos e na extração e manipulação de dados. Você pode usá-las em:

  • Linguagens de programação: Java, JavaScript, Python, Ruby, PHP, .NET, …
  • Editores de texto: LibreOffice, Microsoft Word, Google Docs, Vim, Emacs, …
  • Bancos de dados: Oracle, MySQL, PostgreSQL, SQLite…

Apesar de parecerem incompreensíveis, as expresses regulares são compostas de ferramentas simples e fáceis de assimilar.

O livro Expressões Regulares – Uma abordagem divertida chega à sua 5ª edição, publicada pela Novatec Editora, totalmente revisada e ampliada, nos formatos impresso e ebook.

Sobre o autor

Aurelio Marinho Jargas é pesquisador, programador e escritor, especialista em manipulação de dados: parsers, conversores, formatadores e extratores. Com uma experiência de mais de uma década em expressões regulares, já ensinou muitos alunos nos cursos e nas palestras que ministrou, tornando-se referência nacional no assunto. É autor do livro Shell Script Profissional e de vários programas como Funções ZZ, txt2tags, MoneyLog Experience e o divertido MiGuXeiToR. Seu site pessoal www.aurelio.net é recheado de artigos técnicos bem-humorados e seu twitter não para: @oreio.