Problema ao atualizar o jogo Flare no Fedora 20

Olá pessoal, como primeiro post deste blog eu gostaria de falar sobre a minha experiência resolvendo um problema que tive hoje mesmo no Fedora 20!

Após fazer um yum update no meu Fedora 20, vi que o jogo Flare foi atualizado, e então resolvi abrir para ver se percebia algo diferente no jogo. Acontece que o item de menu do jogo havia sumido do menu do Mate. Então executei pela linha de comando (digitei flare no terminal) e não consegui jogar. O botão “Play Game” estava desabilitado, e aparecia uma mensagem falando que era necessário pelo menos um mod do jogo estar habilitado. Ao entrar no menu “Configurations” eu vi que não existia nenhum mod para ser habilitado. Então eu abri um bug para verificar o problema: https://bugzilla.redhat.com/show_bug.cgi?id=1136498

Acontece que para executar o jogo pela linha de comando é necessário passar parâmetros, e passando estes o problema é resolvido, fazendo o programa encontrar os mods padrões do jogo e os habilitando. Mas o problema do ícone ter sumido ainda existia, e conforme um comentário no bug acima, existe ainda este erro.

Então enviei um email para o Erik, pessoa que respondeu muito rapidamente ao bug, se eu poderia ajudar a resolver o problema do ícone e ele então me indicou que eu poderia verificar o arquivo .desktop do jogo flare no caminho: /usr/share/applications/flare.desktop . Segundo ele, se este arquivo arquivo tivesse algum problema o ícone do jogo não iria aparecer no menu.

Após alterar o arquivo flare.desktop algumas vezes e ficar verificando se o jogo aparecia no menu, verifiquei que ao remover os argumentos da linha TryExec do arquivo faziam o jogo aparecer no menu!

Segue trecho do arquivo com problemas:

TryExec=/usr/bin/flare “–game=flare-game”

Ao informar Erik, o mantenedor do pacote, sobre como resolvi o problema este me disse que já havia executado o programa desktop-file-validator no arquivo flare.desktop, e que este não acusou nenhum erro. Então fiz um patch removendo “–game=flare-game” da entrada TryExec, somente deixando o caminho para o binário e enviei ao Erik.

Ele também falou que eu poderia abrir um bug quanto ao pacote desktop-file-utils não validar os argumentos do TryExec, e então eu abri mais este bug: https://bugzilla.redhat.com/show_bug.cgi?id=1136597

Vou esperar pela resposta do Erik sobre meu patch, e se por acaso este for incluído no repositório do Fedora eu ficarei muito feliz. Vamos esperar a resposta!

Então você já sabe, se algum aplicativo ou jogo seu sumir do menu, pode ser algum problema no arquivo .desktop do programa.

Até mais pessoal!