Raspberry Pi Zero

Raspberry Pi Zero, 5$ em uma placa que roda Linux

A Raspberry Pi Foundation acaba de anunciar seu novo Raspberry Pi de baixo custo, chamado Zero. O valor estipulado pela empresa da nova placa é de 5$, isso mesmo, com CINCO FUCKING DÓLARES você compra uma das mais novas placas que rodam o sistema operacional GNU/Linux.

Segundo a post feito por Eben Upton, disponível neste link, uma das coisas mais importantes a serem consideradas quando se constrói uma placa como o Raspberry Pi, é o custo. Cada centavo a mais diminui as chance das pessoas se envolverem. Fazendo uma analogia com a versão B, que tinha um custo entre 20 e 35 dólares nos EUA, o que era um valor considerável a se gastar dependendo da aplicação a ser usada.
O desenvolvimento desta nova versão do Raspberry Pi começou no inicio do ano de 2015, com o foco total em diminuir o custo da placa. As configurações desta versão você pode ver abaixo:

Processador Broadcom BCM2835 1GHz ARM11
Memória 512MB SDRAM
Armazenamento cartão mini SD
Saída de Vídeo mini HDMI com qualidade FullHD
GPIO 40 pinos
Entrada de Vídeo Video Componente

Esta versão do Raspberry Pi já está disponível em algumas lojas como The Pi Hut, Pimoroni e Adafruit. Contudo sabemos dos abusivos impostos atribuídos no Brasil, as versões anteriores do Raspberry Pi que em teoria la fora não deveriam custar mais que 35$, chegam a custa quase R$300,00!!! por aqui, um absurdo e totalmente fora da realidade.
Mas enfim, para os makers de plantão está ai uma alternativa de baixo custo (lá fora), vamos aguardar a chegada dessa versão no pais para ver o estrago.