Sensor de temperatura e umidade no Arduino

Já faz algum tempo que não falo do Arduino, pois bem, hoje irei mostrar um exemplo simples. Vamos utilizar um sensor para saber temperatura.

Material utilizado

  • Arduino Uno, que pode ser comprado aqui
  • Sensor de Umidade e Temperatura DHT11, que pode ser comprado aqui
  • Resistor 10K

Além disso, pode ser necessário protoboard e cabos para a conexão, tudo pode ser encontrado na FILIPEFLOP.

A FILIPEFLOP é uma das maiores lojas de componentes eletrônicos do Brasil com diversos produtos online e ótimos preços. Em sua loja virtual você vai encontrar diversos componentes eletrônicos como Arduino, Raspberry Pi, Motores, Sensores e materiais para Robótica com envio para todo Brasil.

Agora que você já possui o material em mão vamos ao código.

Antes de iniciar, vamos fazer o download da biblioteca do sensor DHT11. A biblioteca do Adafruit é compátivel com os modelos DHT11, DHT21, DHT22 e AM2301. Você pode fazer o download dela aqui.

Feito isto, vamos ao código.

Note que foi definido o pino 8 para leitura. Também é necessário definir qual o modelo que estamos usando, no nosso caso o DHT11.

Agora vamos conectar o DHT11 ao Arduino.

Sensor DHT11 Arduino

Note que foi colocado um resistor de 10K entre o pino de dados e o pino VCC. O terceiro pino não é utilizado, e alguns modelos possuem apenas 3 pinos.

Abaixo você pode observar o resultado.

Sensor Temperatura Arduino

Para testar a mudança de temperatura é simples, posicione um secador de cabelo próximo ao sensor e espere a temperatura subir.

Espero que você tenha gostado. Deixe suas dúvidas nos comentários.