Usando o framework Laravel com Bootstrap

Este post tem o objetivo de mostrar de maneira fácil e rápida como utilizar o poder do artisan do laravel para geração de telas de cadastros apenas com linha de comando.

 

Observação: para este tutorial usarei o php 5.4, mysql, git e composer,considerarei que você já os possui instalados, porém, qualquer dúvida na instalação dos mesmos escreva nos comentário que iremos ajuda-lo 🙂

1º – Instalação do Framework e suas dependências

Para começar abra o prompt ou terminal e navegue até uma pasta e dentro desta execute o seguinte comando do git:

  git clone https://github.com/laravel/laravel

 

O git irá baixar um esqueleto para sua aplicação, você poderia usar apenas o framework porém essa estrutura já possui diversos diretórios para organizar seus arquivos.

Após o termino do download, vamos adicionar algumas dependências ao projeto, uma delas é uma extensão para o artisan, o programa que faz a geração de código no laravel, mas antes abra o arquivo composer.json, você verá algo como o que segue:
Arquivo composer.json

Como podemos ver esse arquivo nada mais é que uma matriz, array de array’s, para adicionar um dependência, basicamente precisamos adicioná-la na posição “require”, para este tutorial usarei uma extensão que é um fork, ou uma cópia para fazer melhorias e criar sua própria versão para contribuir para o repositório original, de outro projeto, o repositório da extensão que usarei está neste link, mas sem muita enrolação adicione as linhas no arquivo composer.json:

Arquivo composer.json atualizado, observe as alterações feitas nas tag “require” e “minimum-stability”

Agora vá para o terminal e execute o seguinte comando:

 composer install


Isso instalará o projeto e suas dependências, caso tenha esquecido de algo ou precisa reinstalar tudo depois de já ter executado o comando acima, use o comando “composer update”.

2º – Configuração

Após ter feito a instalação do framework e suas dependências, precisamos configurar a conexão com o banco para que o artisan funcione corretamente e faça a geração das tabelas, então vamos lá.

Na pasta raiz aonde foi feito a instalação do laravel, abra o arquivo “appconfigdatabase.php”, este arquivo também não é nenhum segredo, novamente uma matriz, conforme dito usarei o mysql nesse tutorial porém o laravel possui nativamente suporte para SQLite, PostgreSQL e SQL Server além do MySQL, para qualquer um deles você precisa apenas alterar as configurações, segue imagem de exemplo:

Altere as configurações conforme as do seu banco

Uma vez configurado a conexão abra o terminal, vá para a pasta raiz do projeto e execute o seguinte comando:

 php artisan migrate:install


A mensagem “Migration table created successfully.” deverá aparecer, assim você saberá que sua conexão está corretamente configurada.

Por ultimo precisamos habilitar a extensão do artisan, para isso abra o arquivo “appconfigapp.phpe em “providers” adicione o texto ‘DollarGeneratorsGeneratorsServiceProvider’ao final do array conforme imagem a seguir:

Arquivo app.php atualizado, observe em destaque a linha adicionada

Para ter certeza de que tudo está funcionando execute novamente o seguinte comando no terminal na raiz do projeto:

 php artisan


O artisan imprimirá na tela diversos comandos, deve ser impresso algo como a imagem abaixo:

Impressão do artisan, observe que no comando “generate” apareceram novos parâmetros

3º – Usando o Artisan

Depois de tudo feito podemos finalmente criar um cadastro como exemplo, execute o seguinte comando no terminal:

 php artisan generate:scaffold post --fields="autor:string, corpo:text"


O artisan irá criar diversos arquivos para criar um simples cadastro de scaffold, que nada mais é que um cadastrar, alterar, excluir e consultar sem validação alguma.


Após criar os arquivos precisamos criar as tabelas no banco, o artisan possui um comando para “migrar” a estrutura do banco que você configurou, para isso execute no terminal o seguinte comando:

 php artisan migrate


Esse comando executará as migrações ou comandos sql’s de criação e atualização das tabelas.


Por último vamos usar um atalho do artisan para levantar um servidor web, execute o seguinte comando:

 php artisan serve


Acesse agora no browse a url “http://localhost:8000”, irá aparecer a logo do laravel com a mensagem “You are arrived.” antes de me xingar e dizer que tudo foi feito para nada tente acessar a URL “http://localhost:8000/posts” e VOILÀ!!! cadastrar, alterar, excluir e listagem criadas.

Imagem do cadastro gerado com bootstrap

Os arquivos deste projetos estão disponíveis no meu git, acesse por este link, no mais agradeço pela leitura, comentem dúvidas, criticas ou sugestões, até a próxima pessoal!

  • william

    Olá, parabéns pelo tutorial.

    • Vlw william, logo logo teremos mais 🙂

  • william

    Olá, parabéns pelo tutorial.

    • Vlw william, logo logo teremos mais 🙂

  • william

    Olá, parabéns pelo tutorial.

    • Vlw william, logo logo teremos mais 🙂