oled_display

Utilizando display OLED I2C no ESP8266

Displays são sempre úteis em projetos relacionados a Internet das Coisas (IoT). Por exemplo, supondo que estamos desenvolvendo alguma forma de monitoramento de temperatura com o ESP8266, qual a forma mais simples de ficar sabendo a temperatura atual? Creio que seja exibindo-a em um display, certo?

Sendo assim, o tutorial de hoje irá mostrar como utilizar um display OLED I2C de 0.96 polegadas, pode parecer pequeno, mas acredite, é possível inserir bastante informação nele.

O display que estou utilizando é o OLED com controlador SSD1306 com tamanho de 128×64 pixels, que utiliza barramento I2C, suportado pelos ESP-07, ESP-12, entre outros. O I2C é suportado pelo ESP8266, porém placas como a ESP-01 não disponibilizam este pino.

Para utilizar o display com o NodeMCU, necessitamos de dois módulos adicionais, que são o I2C e o U8G. Além disso, quando criarmos a build customizada do firmware, necessitamos nos atentar a alguns detalhes. Quando selecionamos o módulo U8G, necessitamos informar três itens, que são: a fonte e os drivers I2C e SPI compatíveis com o display. No nosso caso iremos utilizar as fontes font_6x10 e font_chikita e o driver compatível é o SSD1306_128x64.

Para saber como gerar um firmware customizado do NodeMCU eu recomendo a leitura dos artigos Conhecendo os módulos do NodeMCU e NodeMCU: Lua para o ESP8266.

Na imagem a seguir é exibido o esquema do circuito para utilizar o ESP8266 com o display OLED.

OLED I2C

Agora que você já tem tudo preparado, vamos ao código fonte.

O código acima está comentado com os items que são mais importantes, se você tiver alguma dúvida em relação a ele, não deixe de escrever seu comentário. Na imagem a seguir é possível observar o resultado obtido.

Resultado OLED

Espero que vocês tenham gostado. Não deixe de seguir o nosso blog, logo teremos mais tutoriais relacionado ao ESP8266.

Até a próxima.