vim_logo_small

VIM tips: Mudando cor de destaque da busca

O VIM realmente é um canivete suíço dos editores de texto, sendo possível customizar praticamente todos as suas configurações, desde histórico de comandos até as cores de destaque ao fazer uma busca em um arquivo de texto.

Ao fazeruma busca no editor, dependendo do tema do seu emulador de terminal (GNOME Terminal, Konsole, xterm) em relação a sua interface gráfica, esta busca pode dificultar um pouco o uso do VIM. A relação de cores quando se faz uma busca em um arquivo pode ficar desconfortável, uma vez que pode ter pouco contraste com a cor de fundo por exemplo. Como o VIM é extremamente customizável, é fácil de alterar o padrão de cores e a apresentação da string buscada.

A imagem abaixo mostra a edição de um arquivo C utilizando o VIM. O perfil de cores utilizado é o do tema do meu Fedora 23.

Screenshot from 2016-04-20 23-28-08

Como podem ver, fiz uma busca pela string main. Digamos que eu queira mudar a cor amarela para verde, basta digitar o comando abaixo:

:hi Search ctermfg=black ctermbg=green

No comando acima, :hi é a forma abreviada de :highlight, ctermfg e ctermbg são as cores da letra e do fundo da expressão encontrada. Pela imagem vemos que o ctermfg está setado como black e ctermbg como yellow.

Além de cores, também é possível especificar números para algumas cores. Segue abaixo uma tabela simples de algumas cores para serem utilizadas nessas configurações:

black = 0
darkgray

darkred = brown = 1
red = lightred

darkgreen = 2
green = lightgreen

darkyellow = 3
yellow

darkblue = 4
blue = lightblue

darkmagenta = 5
magenta = lightmagenta

darkcyan = 6
cyan = lightcyan

gray = lightgray = 7
white

Além destas cores, ainda é possível alterar a formatação da expressão encontrada, como negrito, itálico, sublinhado. Segue abaixo uma imagem utilizando este recurso.

Screenshot from 2016-04-20 23-47-31

A configuração cterm é quem define a formatação da string encontrada. No exemplo acima, estamos utilizando sublinhado, negrito e itálico. Ainda nesta configuração, é possível colocar reverse, que simplesmente troca as cores de ctermbg e ctermfg.

Espero que tenham gostado desta simples dica! Até a próxima!

Referências:

Cores VIM – ubuntuforums.org
Using Vim: Syntax Highlighting